Dados de Identificação:
- E.E.E.M. Nossa Senhora do Rosário
- Santa Cruz do Sul - RS
- Alunos envolvidos: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
- Professora coordenadora: Cilvane Adriane Marotz
Investigando
o tempo e o clima
Justificativa:
Há
muito tempo o ser humano vem observando as nuvens e os ventos, as temperaturas
e as chuvas para prever a dinâmica atmosférica. Para tanto muito instrumentos
foram criados e melhorados e muitas estações meteorológicas foram espalhas pelo
Rio Grande do Sul. As informações obtidas são utilizadas pelos meteorologistas
para caracterizar o clima e principalmente, para fazer previsões do tempo cada
vez mais precisas.
No
entanto, é notável que alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II não
compreendem os elementos climáticos na teoria. Interpretação de mapas
climáticos, de previsões do tempo, climogramas e até mesmo, observar a direção
dos ventos, os tipos de nuvens, fazer a leitura da temperatura é algo
incompreensível para eles. O mesmo pode-se dizer sobre a quantidade de chuva
que cai por mº em mm. num determinado período. Além disso, possuem dificuldades
em distinguir clima de tempo.
Portanto,
este projeto tem como proposta principal levar os alunos a confeccionar,
aplicar e coletar informações meteorológicas e posteriormente, interpretá-las e
tabular. Com este trabalho espera-se que os alunos desenvolvam a competência de
ler e interpretar informações meteorológicas na prática para que possam melhor planejar
suas atividades diárias baseado na observação do tempo.
Objetivo
geral:
Montar uma miniestação meteorológica
no pátio da escola, ou seja, um pluviômetro, uma biruta e um termômetro.
Objetivos
específicos:
·
Montar um pluviômetro usando garrafa pet. 2l.
Cada aluno fará o seu e um ficará na escola;
·
Afixar um termômetro na escola, num lugar
seco, seguro e externo para medir a temperatura ambiente.
·
Confeccionar e instalar na escola uma biruta
para observar a direção dos ventos;
·
Obervar e anotar os estados do tempo;
·
Construir climogramas;
Materiais
necessários:
·
Para fazer o pluviômetro:
- Garrafas
pet. 2l transparentes;
- Réguas
de papel em cm.;
- Fita
crepe transparente
- Tesoura
·
Para fazer a biruta:
- Tnt,
arame, pedal velho de bicicleta, pedaço de ferro, solda, agulha, linha de costura e bússola;
·
Termômetro encontrado em bazares;
·
Tabelas para anotações diárias dos dados
coletado-observados.
Metodologia:
·
A biruta será confeccionada pela professora
devido à complexidade na montagem da mesma. Para montar a biruta será usado um
pano de TNT, uma argola feita de arame presa num pedal de bicicleta para poder
girar conforme a direção do vento. Após será fixada num poste numa área limpa
da escola. No poste será desenhada a roda dos ventos com o auxílio de uma
bússola.
·
Em aula cada aluno montará seu pluviômetro
usando uma garrafa pt. 2l transparente. Nela colará uma régua de papel isolada
com fita crepe transparente. Depois, irá levar o mesmo para casa e prender num
lugar aberto para captar a água da chuva em mm.
·
O termômetro será colocado numa varanda da
escola abrigado do Sol e da chuva.
·
Um pluviômetro será fixado num poste, no
pátio da escola para verificar a quantidade de chuva mm. em cada onda de
chuvarada transcorrida.
Cronograma:
Agosto
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Setembro
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Outubro
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Novembro
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Confecção e instalação dos
pluviômetros
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X
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Confecção e instalação da biruta
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Colocação do termômetro
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X
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Observação e anotação da temperatura
e
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da direção dos ventos (de 2º ás 6º
feiras)
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X
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X
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X
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Observação e anotação dos estados do
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tempo (diariamente)
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X
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X
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X
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Interpretação dos dados coletados
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X
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Construção de climogramas
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X
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Conclusão do projeto
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X
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Conclusão:
Fonte:
BOLIGIAN,
Levon e organizadores. Geografia espaço e vivência: Introdução á ciência
geográfica, 6º ano (et al.). – 3º ed. reformada – São Paulo: Atual, 2009.
Com um pouco de criatividade e materiais recicláveis é possível montar uma biruta.
Ficha de observação do tempo: Mês | |||||||||
Dia do mês | Céu sem nuvens | Parcialmente nublado | Nublado | Chuvoso | Intesidade do vento | Direção dos ventos | Temperatura (em C) | Pluviosidade (em ml) | |
1 | |||||||||
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