SANTA CRUZ DO SUL, OUTUBRO DE 2013.
- Tema:
Cidadania
- Dos de Identificação:
Escola:
EMEF Dr. Guilherme Oscar Hildebrand
Endereço: Av. Euclides
Kliemann, 5315
Componentes: Alunos do 6º
ano B do Ensino Fundamental
Professores responsáveis:
Cilvane Adriane Marotz e Márcia Melchior
- Resumo:
Levar
a comunidade do Bairro Progresso, de Santa Cruz do Sul a conhecer melhor seus
direitos e deveres civis, políticos e sociais é um dos grandes objetivos deste
projeto. Por intermédio deste conhecimento, os moradores do bairro poderão
lutar, de forma mais consciente por seus direitos e cumprir seus deveres de
forma mais crítica. E todo este processo começa na escola, com aulas sobre
cidadania, direitos e deveres para formar cidadãos mais críticos e conscientes
de seus direitos, mas principalmente, de seus deveres.
- Problema:
Como
a escola pode trabalhar a Cidadania para realmente contribuir, de forma
significativa, para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos?
5. Justificativa:
É ao nascer que nos tornamos cidadãos, já adquirindo uma
série de direitos e, na medida em que crescemos vamos adquirindo cada vez mais
deveres para cumprir. Nesta perspectiva se justifica a realização deste
projeto, uma vez que busca levantar dados sobre o tema na comunidade escolar e
discutir o assunto nas salas de aula.
Entendemos
que a escola como formadora de cidadãos tem a função de antecipar e provocar
sua comunidade de maneira consciente sobre os valores que o cidadão precisa
possuir no cumprimento dos seus deveres, para usufruir de seus direitos perante
a sociedade com respeito e compromisso de todos.
Assim,
espera-se que os alunos percebam-se cidadãos dotados de direitos e de deveres e
atuem no meio em que vivem, de forma mais consciente e crítica.
6. Objetivo Geral:
·
Identificar direitos e deveres pessoais e
coletivos no local de moradia, na escola, associação de moradores, etc., informando
e identificando de forma coerente o que é cidadania.
·
Conscientizar os educandos e a comunidade
escolar da importância dos direitos e deveres do cidadão de forma compromissada
e respeitosa.
Objetivos
Específicos:
6.1
História
Meio Ambiente
Segmento:
Alunos
·
Ler para os alunos o livro “Fiz o que pude”,
de Lucília Junqueira de Almeida Prado;
·
Fazer uma caminhada pelo bairro com a turma
para que possam anotar e fotografar os (des) cuidados com o Meio Ambiente;
·
Produzir textos com o tema: Cidadania e Meio
Ambiente;
Obs.
O
livro será lido para todos os alunos (dos 6º anos até as 8º séries) para que
possam refletir sobre a questão do Meio Ambiente e relacioná-la com Cidadania.
Cidadania
Segmento:
alunos
·
Entrevistar os alunos dos 6º anos às 8º
séries para verificar o que sabem sobre o tema;
·
Discutir com os alunos a origem da ideia de
cidadania, cidadão e de democracia;
·
Pesquisar os conceitos de cidadania, cidadão
e democracia em dicionários;
·
Analisar o poema “Cidadão Cidadania” e
“Direitos e Deveres” de Regina Célia Villaça;
·
Assistir os vídeos “O mundo mágico da
Cidadania, Parte 1” e “O problema não é meu”;
·
Discutir o papel que cada aluno ocupa na
escola e na comunidade;
·
Analisar os Direitos e Deveres do estudante;
·
Montar painéis com os assuntos discutidos em
aula.
·
Elaborar redações com o tema “Cidadania e
Patrimônio Público”.
Obs.
O
tema Cidadania será trabalho com todos os alunos (dos 6º anos até as 8º séries)
para que possam fazer reflexões a respeito do assunto e o papel de cada um na
escola.
Segmento: Comunidade
·
Entrevistar 193 moradores do bairro que
tenham 16 anos ou mais para verificar o que pensam a respeito do tema;
·
Verificar o que está errado no bairro e o que
a comunidade faz para mudar a situação;
·
Apontar caminhos/alternativas para que a
comunidade possa exercer a sua cidadania de forma plena na busca de soluções
para os problemas apontados.
6.2 Língua
Portuguesa
·
Analisar a Constituição Federal no que diz
respeito ao Art. 5º dos direitos
básicos do cidadão.
·
Identificar os deveres que estão implícitos nestes
direitos, debatendo-os em sala de aula.
·
Conhecer o ECA, identificando os direitos e
deveres da criança e do adolescente.
·
Conhecer a Declaração Universal dos direitos
da criança e confeccionar cartazes para expor esses direitos para toda a
escola.
·
Ouvir e debater a mensagem transmitida pela
música “Quem é você?”, do Detonautas sobre como exercemos nossa cidadania.
·
Produzir PowerPoint para ilustrar a música
(“Quem é você?”, do Detonautas), selecionando imagens da internet que encerrem
a mensagem que se busca transmitir.
·
Debater o que é cidadania e como podemos
exercer a nossa cidadania nos diferentes espaços que frequentamos.
Obs:
As atividades foram desenvolvidas com as duas turmas de 6º ano e com o 7º ano
A.
7. Metodologia
A metodologia do
projeto baseia-se:
- Informar e sensibilizar os
alunos dentro da sala de aula quanto ao tema Cidadania;
- Incentivar a atuação na
comunidade e, por fim, a reflexão a partir das experiências vividas nas
aulas;
- O projeto será interdisciplinar,
contando com a participação da comunidade escolar e atingindo,
especificamente, os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ano à 8ª série). Contará com a
coordenação das professoras de História e Língua Portuguesa.
Dos
recursos utilizados para o desenvolvimento do projeto:
·
Vídeos;
·
Música
·
Textos
informativos;
·
Entrevistas;
·
Levantamento
de dados;
·
Confecção
de cartazes;
·
Produções
textuais.
- Cronograma
Mês
|
Atividade
|
Setembro
|
* Apresentar o projeto
para as turmas;
* Aplicar o questionário
aos alunos e à comunidade;
* Leitura de textos sobre
o assunto;
* Saída de campo para
observar o descaso com o meio ambiente;
* Propor ações que
promovam a cidadania na escola e na comunidade;
* Produzir escritas
(cartazes, painéis...) sobre o assunto;
* Produção de redações
sobre Cidadania e Patrimônio Público.
|
Outubro
|
* Tabulação dos dados
coletados nos questionários;
* Análise dos dados coletados;
* Elaboração de
estratégias para consolidar o conceito de cidadania e transformar a escola e
a comunidade em espaços de convivência mais humana, pacífica, solidária,
crítica, responsável e consciente de seus direitos e deveres.
* Exposição das ações
desenvolvidas na mostra cultural e científica da escola.
|
- Fundamentação teórica
Foi na Grécia Antiga
que tudo começou, mias especificamente em Atenas quando somente os aristocratas
podiam lutar nas guerras e somente eles eram considerados cidadão. Com o tempo,
os camponeses foram chamados para ir para as guerras, mas não eram considerados
cidadãos. Começou então, uma série de reformas que passou a considerar cidadão
todos os homens nascidos em Atenas.
Hoje, Cidadania é o exercício dos direitos e
deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na
constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre
juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro
exerça também seus direitos.
Exercer a
cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que
sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das
disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é
um dos objetivos da educação do país.
A
Constituição da Republica Federativa do Brasil foi promulgada em 5 de outubro
de 1988, pela Assembleia Nacional Constituinte, composta por 559 congressistas
(deputados e senadores). A Constituição consolidou a democracia, após os anos
da ditadura militar no Brasil. Entre os diversos deveres e direitos do cidadão
podemos destacar:
Deveres do cidadão
·
Votar
para escolher os governantes;
·
Cumprir
as leis;
·
Educar e
proteger seus semelhantes;
·
Proteger
a natureza;
·
Proteger
o patrimônio público e social do País;
Direitos do cidadão
·
Direito a
saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer, entre outros;
·
O cidadão
é livre para escrever e dizer o que pensa, mas precisa assinar o que disse e
escreveu;
·
Todos são
respeitados na sua fé, no seu pensamento e na sua ação na cidade;
·
O cidadão
é livre para praticar qualquer trabalho, ofício ou profissão, mas a lei pode
pedir estudo e diploma para isso;
·
Só o
autor de uma obra tem o direito de usá-la, publicá-la e tirar cópia, e esse
direito passa para os seus herdeiros;
·
Os bens
de uma pessoa, quando ela morrer, passam para seus herdeiros;
·
Em tempo
de paz, qualquer pessoa pode ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do país,
obedecendo à lei feita para isso.
Cidadão
É toda pessoa que possui direitos civis,
políticos e sociais.
- Direitos políticos:
são os direitos, basicamente, de votar e de ser votado, ou seja, de participar
do processo eleitoral de um país
- Direitos civis: são os direitos de não serem discriminados, sejam eles
negros, índios, homossexuais, etc. de ir e vir, liberdade de expressão,
igualdade de todos perante a lei, moradia, saúde, educação, etc.
- Direitos sociais: são os direitos relativos ao trabalho, ao direito de todo
ser humano de prover sustento a si mesmo e à sua família.
Cidadão,
cidadania
Cidadão, cidadania o que é
ser cidadão? É nascer, ter um nome, ter família, ter onde morar? Muitos nascem
apenas... Não têm nome e nem sobrenome, não conhecem família, não têm um lar
para morar nem comida e escola, nem onde trabalhar é o Zé, a Maria, o João, a tia
Ana, moram ao léu, debaixo das pontes sonham um dia ter um documento, saber
assinar e ter um lugar digno para morar. Conseguir um trabalho honesto, colocar
os filhos na escola. Poder dizer com orgulho: - sou cidadão brasileiro! Regina
Célia Villaça Lima.
Direitos
e deveres
Direitos e deveres, palavras que devem ser
gravadas.
Se os direitos você quer, deveres também
terão.
Direito à educação, dever de cidadania.
Ser um grande cidadão, com direito à moradia.
Ter saúde e segurança, e viver com
tranquilidade.
São direitos dos jovens e também da terceira
idade.
Não podemos nos esquecer, de que vivemos em
sociedade.
Cumprir deveres e ter direitos é buscar a
FELICIDADE! Regina Célia Villaça Lima.
A história infantil “fiz o que pude” de Jucília de Almeida Prado faz uma relação
perfeita entre Meio Ambiente e Cidadania, ou seja, leva-nos a fazer uma
reflexão sobre o que cada um de nós está fazendo e como se relaciona com a
Natureza. No texto a autora explora de maneira muito criativa diversos animais
e insetos que vivem numa floresta. Todos têm consciência que a floresta é a mãe
de todos (lhes proteje, alimenta etc.). Porém, num certo verão a floresta pega
fogo e somente um passarinho não fugiu. Ele ficou para apagar o fogo sozinho.
No vídeo “O
problema não é meu” é relatado um incêndio que começa bem pequeno, do lado
de fora de uma fábrica. Várias pessoas percebem fogo, mas ninguém faz nada
alegando que o problema não é seu. Assim, o fogo vai aumentando de tamanho e
toma proporções gigantescas enquanto as pessoas no interior da fábrica discutem
de quem é a responsabilidade em apagar o incêndio. Este vídeo faz uma relação
com os problemas do dia a dia, de como cada um assume compromissos e
responsabilidades para o exercício pleno da Cidadania.
Outro vídeo muito interessante é “O mundo mágico da Cidadania, Parte 1” que
aborda o tema Cidadania de forma animada desde a questão de jogar lixo no chão
até a arrecadação de impostos e preservação do patrimônio público.
Relatório
da caminhada pelo bairro: (des) cuidados com o Meio Ambiente.
No dia 25/09, nossa turma junto com a professora de História
foi caminhar pelo bairro Progresso. Vamos contar um pouco do que vimos:
No
lado da nossa escola vimos vários carros abandonados, lixo, entulhos e restos
de materiais de construção. Caminhamos mais um pouco e encontramos lixo
queimado, lixo fora das lixeiras, esgoto correndo a céu aberto.
Em
algumas casas observamos esgoto da pia da cozinha e do tanque de lavar roupas
saindo das residências e correndo para a rua. Em outros pontos havia lixo
queimado. No fim de uma das ruas do bairro, que dá numa trilha que atravessa a
sanga, ladeada pela mata encontramos um verdadeiro depósito de lixo a céu
aberto.
Mais
adiante observamos a sanga com águas poluídas, esgoto entrando, objetos jogados
dentro como cadeira de praia, sacolas plásticas, etc. Nela não tem mais peixes,
apenas girinos e muito esgoto. A mata que cerca a sanga é usada por usuários de
drogas ao invés de ser transformada numa área de lazer.
Vimos que muitas pessoas não cuidam do
Meio Ambiente, não percebem que não é o Meio Ambiente que deve servir a eles. Falta
assumir responsabilidades. (Paola, 6º
ano B)
Cidadania
O que é que vem a ser cidadão? Ser cidadão
é mais do que votar na época das eleições ou somente ter direitos e nenhum
dever. É respeitar uns aos outros, é ter direitos, mas também deveres como
cuidar do Patrimônio Público (escolas, creches, hospitais, praças, etc.).
As pessoas não cuidam e valorizam as
coisas públicas, apenas reclamam que tudo está quebrado, que não tem professores
nas escolas, monitoras para cuidar das crianças nem vagas nas creches. Que não
tem atendimento nem remédios nos postos de saúde. Reclamam esperando que os
governantes façam sua parte.
Mas afinal, onde está a cidadania de cada
um de nós? Que Brasil é este que estamos construindo para nós? São tantas
perguntas e todas elas se referem à Cidadania que poucas pessoas exercem.
Se todas as pessoas soubessem dos seus
direitos e cumprissem seus deveres, construiríamos um Brasil melhor, sem brigas
entre vizinhos, com mais cuidados com o Meio Ambiente e o Patrimônio Público,
sem impostos altos para pagarmos e viveríamos com mais qualidade de vida.
A Cidadania está em você, em cada um de
nós, e somente nós, mediante o exercício pleno de nossos direitos e deveres
construiremos um Brasil melhor. Por isso, vamos fazer nossa parte e fazer do
Brasil o melhor lugar do mundo para se viver! (Natalia Gaspary, 6º ano B).
Cidadania
e Patrimônio Público
Vou começar contando uma pequena história
para vocês sobre o que é Cidadania, Cidadão e Patrimônio Público.
Numa linda cidade, num lugar qualquer do
Brasil, existia uma escola. Esta escola era tudo para os moradores daquele
bairro: lugar para buscar conhecimento, fazer novos amigos, encontrar os
amigos, enfim, era a única coisa pública que eles tinham. Faltava tudo, ali não
tinha área de lazer, nem asfalto nas ruas, mito menos posto de saúde; tinha
apenas a escola construída com os impostos de cada morador.
Certo dia a escola pegou fogo, ato de
alguns moradores do bairro sem consciência de seus direitos e deveres. No
começo o fogo era pequeno e um morador comentou com outro sobre o fogo e os
dois não fizeram nada. Em seguida outro morador viu o incêndio e não fez nada
também, afinal: - O problema não é meu, é dos funcionários da Prefeitura!
Enquanto isso, o fogo estava aumentando...
Aumentando... Então o prefeito foi avisado e disse que o problema não era dele
e sim dos funcionários que são pagos por ele para cuidar das coisas públicas.
Diante deste impasse, o prefeito chamou os
funcionários para tentar ver de quem era a responsabilidade em apagar o fogo,
mas ao invés de achar uma solução, começaram a discutir. Enquanto isso, um
Cidadão do bairro viu à proporção que o fogo estava tomando e avisou o prefeito
de que era preciso trabalhar em equipe e assumir responsabilidades.
Assim, pararam de discutir e assumiram
responsabilidades ao pegarem baldes de água da sanga ao lado da escola para
apagar o incêndio. O fogo apagou, mas, não restou muita coisa da escola. Foi
uma tristeza só para os moradores verem o único bem público que tinham, agora
em ruínas.
Deste modo, devemos cuidar das “coisas”
públicas, escola, creches, pracinhas, hospitais, ou seja, devemos cuidar de
tudo aquilo que o governo constrói porque, isto também é nosso! Ser Cidadão é
ter o direito de ter obras públicas para usar ou frequentar, mas também, o
dever de cuidar delas. (Jésselin N. D.
Cardoso. 6º ano B).
11. Considerações finais:
Uma pessoa, para alcançar o pleno exercício da cidadania,
deve aprender a exigir seus direitos e lembrar-se de cumprir seus deveres. Mais
do que isso, numa sociedade democrática, ser cidadão também inclui a
participação ativa na vida em comunidade. Quem reivindica melhores condições de
ensino e aprendizado está exercendo sua cidadania, pois a educação é um direito
garantido pela Constituição Brasileira de 1988.
Sendo
assim, o projeto atingiu os objetivos propostos, pois, os alunos aprenderam o
que é cidadania e se tornarão propagadores conscientes de seus direitos e
deveres e atuantes no meio em que vivem. Também terão outra visão em relação ao
meio ambiente, pois, deram-se conta de que um cidadão consciente de seus atos
não polui as águas, não joga lixo no chão, etc..
Também
foi muito proveitoso o trabalho desenvolvido sobre o tema com os alunos do 6º
A, 7º anos, 8º ano e 8º séries, pois, a maioria não tinha noção sobre o que é
cidadania e que para cada direito existe um dever a cumprir.
Através
das entrevistas feitas com os moradores do bairro pode-se perceber que a
maioria sabe o que é Cidadania, mas não conseguem explicar o seu significado.
Outra questão que chama a atenção é o fato dos moradores apontarem vários
problemas que tem no bairro, mas, a maioria não faz nada para solucioná-los ou
então, alegam que não adianta fazer nada, pois, ninguém toma providencias.
Da
mesma forma, dos alunos entrevistados, a maioria não sabe explicar direito o
que é Cidadania e não conhecem todos os seus deveres.
- Bibliografia
·
Constituição Federal do Brasil de 1988.
·
Estatuto da Criança e do Adolescente.
·
Declaração Universal dos direitos da criança.
·
http://www.significados.com.br/cidadania/ Acessado
em 31/09/2013.
·
LIMA, Regina Célia Villaça. Oficina de
poemas: 6º a 8º. Belo Horizonte: Fapi, 2006.
·
PRADO, Lucília J. de Almeida. Fiz o que pude:
Coleção Girassol. Editora Moderna.
·
Yutube: Vídeo – O problema não é meu.
·
Yutube: Vídeo - O mundo mágico da Cidadania,
Parte 1.
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