domingo, 29 de dezembro de 2013

Projeto: Você sabe o que é Cidadania?

 
SANTA CRUZ DO SUL, OUTUBRO DE 2013.

  1. Tema: Cidadania

  1. Dos de Identificação:

Escola: EMEF Dr. Guilherme Oscar Hildebrand

      Endereço: Av. Euclides Kliemann, 5315

      Componentes: Alunos do 6º ano B do Ensino Fundamental

      Professores responsáveis: Cilvane Adriane Marotz e Márcia Melchior

 

  1. Resumo:

Levar a comunidade do Bairro Progresso, de Santa Cruz do Sul a conhecer melhor seus direitos e deveres civis, políticos e sociais é um dos grandes objetivos deste projeto. Por intermédio deste conhecimento, os moradores do bairro poderão lutar, de forma mais consciente por seus direitos e cumprir seus deveres de forma mais crítica. E todo este processo começa na escola, com aulas sobre cidadania, direitos e deveres para formar cidadãos mais críticos e conscientes de seus direitos, mas principalmente, de seus deveres.

  1. Problema:

Como a escola pode trabalhar a Cidadania para realmente contribuir, de forma significativa, para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos?

5.    Justificativa:

            É ao nascer que nos tornamos cidadãos, já adquirindo uma série de direitos e, na medida em que crescemos vamos adquirindo cada vez mais deveres para cumprir. Nesta perspectiva se justifica a realização deste projeto, uma vez que busca levantar dados sobre o tema na comunidade escolar e discutir o assunto nas salas de aula.

Entendemos que a escola como formadora de cidadãos tem a função de antecipar e provocar sua comunidade de maneira consciente sobre os valores que o cidadão precisa possuir no cumprimento dos seus deveres, para usufruir de seus direitos perante a sociedade com respeito e compromisso de todos.

Assim, espera-se que os alunos percebam-se cidadãos dotados de direitos e de deveres e atuem no meio em que vivem, de forma mais consciente e crítica.

 

6.    Objetivo Geral:

·         Identificar direitos e deveres pessoais e coletivos no local de moradia, na escola, associação de moradores, etc., informando e identificando de forma coerente o que é cidadania.

·         Conscientizar os educandos e a comunidade escolar da importância dos direitos e deveres do cidadão de forma compromissada e respeitosa.

Objetivos Específicos:

6.1 História

Meio Ambiente

 

Segmento: Alunos

·         Ler para os alunos o livro “Fiz o que pude”, de Lucília Junqueira de Almeida Prado;

·         Fazer uma caminhada pelo bairro com a turma para que possam anotar e fotografar os (des) cuidados com o Meio Ambiente;

·         Produzir textos com o tema: Cidadania e Meio Ambiente;

 
Obs. O livro será lido para todos os alunos (dos 6º anos até as 8º séries) para que possam refletir sobre a questão do Meio Ambiente e relacioná-la com Cidadania.

 
 
Cidadania

Segmento: alunos

·         Entrevistar os alunos dos 6º anos às 8º séries para verificar o que sabem sobre o tema;

·         Discutir com os alunos a origem da ideia de cidadania, cidadão e de democracia;

·         Pesquisar os conceitos de cidadania, cidadão e democracia em dicionários;

·         Analisar o poema “Cidadão Cidadania” e “Direitos e Deveres” de Regina Célia Villaça;

·         Assistir os vídeos “O mundo mágico da Cidadania, Parte 1” e “O problema não é meu”;

·         Discutir o papel que cada aluno ocupa na escola e na comunidade;

·         Analisar os Direitos e Deveres do estudante;

·         Montar painéis com os assuntos discutidos em aula.

·         Elaborar redações com o tema “Cidadania e Patrimônio Público”.

 

Obs. O tema Cidadania será trabalho com todos os alunos (dos 6º anos até as 8º séries) para que possam fazer reflexões a respeito do assunto e o papel de cada um na escola.

 

Segmento: Comunidade

·         Entrevistar 193 moradores do bairro que tenham 16 anos ou mais para verificar o que pensam a respeito do tema;

·         Verificar o que está errado no bairro e o que a comunidade faz para mudar a situação;

·         Apontar caminhos/alternativas para que a comunidade possa exercer a sua cidadania de forma plena na busca de soluções para os problemas apontados.

 

 

6.2 Língua Portuguesa

 Cidadania

·         Analisar a Constituição Federal no que diz respeito ao Art. 5º dos direitos básicos do cidadão.

·         Identificar os deveres que estão implícitos nestes direitos, debatendo-os em sala de aula.

·         Conhecer o ECA, identificando os direitos e deveres da criança e do adolescente.

·         Conhecer a Declaração Universal dos direitos da criança e confeccionar cartazes para expor esses direitos para toda a escola.

·         Ouvir e debater a mensagem transmitida pela música “Quem é você?”, do Detonautas sobre como exercemos nossa cidadania.

·         Produzir PowerPoint para ilustrar a música (“Quem é você?”, do Detonautas), selecionando imagens da internet que encerrem a mensagem que se busca transmitir.

·         Debater o que é cidadania e como podemos exercer a nossa cidadania nos diferentes espaços que frequentamos.

Obs: As atividades foram desenvolvidas com as duas turmas de 6º ano e com o 7º ano A.

 

7.    Metodologia

            A metodologia do projeto baseia-se:

  • Informar e sensibilizar os alunos dentro da sala de aula quanto ao tema Cidadania;
  • Incentivar a atuação na comunidade e, por fim, a reflexão a partir das experiências vividas nas aulas;
  • O projeto será interdisciplinar, contando com a participação da comunidade escolar e atingindo, especificamente, os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ano à 8ª série). Contará com a coordenação das professoras de História e Língua Portuguesa.

 

Dos recursos utilizados para o desenvolvimento do projeto:

·         Vídeos;

·         Música

·         Textos informativos;

·         Entrevistas;

·         Levantamento de dados;

·         Confecção de cartazes;

·         Produções textuais.

 

  1. Cronograma

Mês
Atividade
 
 
 
 
Setembro
* Apresentar o projeto para as turmas;
* Aplicar o questionário aos alunos e à comunidade;
* Leitura de textos sobre o assunto;
* Saída de campo para observar o descaso com o meio ambiente;
* Propor ações que promovam a cidadania na escola e na comunidade;
* Produzir escritas (cartazes, painéis...) sobre o assunto;
* Produção de redações sobre Cidadania e Patrimônio Público.
 
 
 
Outubro
* Tabulação dos dados coletados nos questionários;
 * Análise dos dados coletados;
* Elaboração de estratégias para consolidar o conceito de cidadania e transformar a escola e a comunidade em espaços de convivência mais humana, pacífica, solidária, crítica, responsável e consciente de seus direitos e deveres.
* Exposição das ações desenvolvidas na mostra cultural e científica da escola.

 

  1.  Fundamentação teórica

Foi na Grécia Antiga que tudo começou, mias especificamente em Atenas quando somente os aristocratas podiam lutar nas guerras e somente eles eram considerados cidadão. Com o tempo, os camponeses foram chamados para ir para as guerras, mas não eram considerados cidadãos. Começou então, uma série de reformas que passou a considerar cidadão todos os homens nascidos em Atenas.

 

Hoje, Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos.

Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação do país.

A Constituição da Republica Federativa do Brasil foi promulgada em 5 de outubro de 1988, pela Assembleia Nacional Constituinte, composta por 559 congressistas (deputados e senadores). A Constituição consolidou a democracia, após os anos da ditadura militar no Brasil. Entre os diversos deveres e direitos do cidadão podemos destacar:

 

Deveres do cidadão

·         Votar para escolher os governantes;

·         Cumprir as leis;

·         Educar e proteger seus semelhantes;

·         Proteger a natureza;

·         Proteger o patrimônio público e social do País;

 

Direitos do cidadão

·         Direito a saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer, entre outros;

·         O cidadão é livre para escrever e dizer o que pensa, mas precisa assinar o que disse e escreveu;

·         Todos são respeitados na sua fé, no seu pensamento e na sua ação na cidade;

·         O cidadão é livre para praticar qualquer trabalho, ofício ou profissão, mas a lei pode pedir estudo e diploma para isso;

·         Só o autor de uma obra tem o direito de usá-la, publicá-la e tirar cópia, e esse direito passa para os seus herdeiros;

·         Os bens de uma pessoa, quando ela morrer, passam para seus herdeiros;

·         Em tempo de paz, qualquer pessoa pode ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do país, obedecendo à lei feita para isso.

 

Cidadão


É toda pessoa que possui direitos civis, políticos e sociais.

- Direitos políticos: são os direitos, basicamente, de votar e de ser votado, ou seja, de participar do processo eleitoral de um país
- Direitos civis: são os direitos de não serem discriminados, sejam eles negros, índios, homossexuais, etc. de ir e vir, liberdade de expressão, igualdade de todos perante a lei, moradia, saúde, educação, etc.
- Direitos sociais: são os direitos relativos ao trabalho, ao direito de todo ser humano de prover sustento a si mesmo e à sua família.


 


Cidadão, cidadania


Cidadão, cidadania o que é ser cidadão? É nascer, ter um nome, ter família, ter onde morar? Muitos nascem apenas... Não têm nome e nem sobrenome, não conhecem família, não têm um lar para morar nem comida e escola, nem onde trabalhar é o Zé, a Maria, o João, a tia Ana, moram ao léu, debaixo das pontes sonham um dia ter um documento, saber assinar e ter um lugar digno para morar. Conseguir um trabalho honesto, colocar os filhos na escola. Poder dizer com orgulho: - sou cidadão brasileiro! Regina Célia Villaça Lima.

 

Direitos e deveres

Direitos e deveres, palavras que devem ser gravadas.

Se os direitos você quer, deveres também terão.

Direito à educação, dever de cidadania.

Ser um grande cidadão, com direito à moradia.

Ter saúde e segurança, e viver com tranquilidade.

São direitos dos jovens e também da terceira idade.

Não podemos nos esquecer, de que vivemos em sociedade.

Cumprir deveres e ter direitos é buscar a FELICIDADE! Regina Célia Villaça Lima.

 

A história infantil “fiz o que pude” de Jucília de Almeida Prado faz uma relação perfeita entre Meio Ambiente e Cidadania, ou seja, leva-nos a fazer uma reflexão sobre o que cada um de nós está fazendo e como se relaciona com a Natureza. No texto a autora explora de maneira muito criativa diversos animais e insetos que vivem numa floresta. Todos têm consciência que a floresta é a mãe de todos (lhes proteje, alimenta etc.). Porém, num certo verão a floresta pega fogo e somente um passarinho não fugiu. Ele ficou para apagar o fogo sozinho.

No vídeo “O problema não é meu” é relatado um incêndio que começa bem pequeno, do lado de fora de uma fábrica. Várias pessoas percebem fogo, mas ninguém faz nada alegando que o problema não é seu. Assim, o fogo vai aumentando de tamanho e toma proporções gigantescas enquanto as pessoas no interior da fábrica discutem de quem é a responsabilidade em apagar o incêndio. Este vídeo faz uma relação com os problemas do dia a dia, de como cada um assume compromissos e responsabilidades para o exercício pleno da Cidadania.

Outro vídeo muito interessante é “O mundo mágico da Cidadania, Parte 1” que aborda o tema Cidadania de forma animada desde a questão de jogar lixo no chão até a arrecadação de impostos e preservação do patrimônio público.



Relatório da caminhada pelo bairro: (des) cuidados com o Meio Ambiente.

            No dia 25/09, nossa turma junto com a professora de História foi caminhar pelo bairro Progresso. Vamos contar um pouco do que vimos:

No lado da nossa escola vimos vários carros abandonados, lixo, entulhos e restos de materiais de construção. Caminhamos mais um pouco e encontramos lixo queimado, lixo fora das lixeiras, esgoto correndo a céu aberto.

Em algumas casas observamos esgoto da pia da cozinha e do tanque de lavar roupas saindo das residências e correndo para a rua. Em outros pontos havia lixo queimado. No fim de uma das ruas do bairro, que dá numa trilha que atravessa a sanga, ladeada pela mata encontramos um verdadeiro depósito de lixo a céu aberto.

Mais adiante observamos a sanga com águas poluídas, esgoto entrando, objetos jogados dentro como cadeira de praia, sacolas plásticas, etc. Nela não tem mais peixes, apenas girinos e muito esgoto. A mata que cerca a sanga é usada por usuários de drogas ao invés de ser transformada numa área de lazer.

      Vimos que muitas pessoas não cuidam do Meio Ambiente, não percebem que não é o Meio Ambiente que deve servir a eles. Falta assumir responsabilidades. (Paola, 6º ano B)

 

Cidadania

      O que é que vem a ser cidadão? Ser cidadão é mais do que votar na época das eleições ou somente ter direitos e nenhum dever. É respeitar uns aos outros, é ter direitos, mas também deveres como cuidar do Patrimônio Público (escolas, creches, hospitais, praças, etc.).

      As pessoas não cuidam e valorizam as coisas públicas, apenas reclamam que tudo está quebrado, que não tem professores nas escolas, monitoras para cuidar das crianças nem vagas nas creches. Que não tem atendimento nem remédios nos postos de saúde. Reclamam esperando que os governantes façam sua parte.

      Mas afinal, onde está a cidadania de cada um de nós? Que Brasil é este que estamos construindo para nós? São tantas perguntas e todas elas se referem à Cidadania que poucas pessoas exercem.

      Se todas as pessoas soubessem dos seus direitos e cumprissem seus deveres, construiríamos um Brasil melhor, sem brigas entre vizinhos, com mais cuidados com o Meio Ambiente e o Patrimônio Público, sem impostos altos para pagarmos e viveríamos com mais qualidade de vida.

      A Cidadania está em você, em cada um de nós, e somente nós, mediante o exercício pleno de nossos direitos e deveres construiremos um Brasil melhor. Por isso, vamos fazer nossa parte e fazer do Brasil o melhor lugar do mundo para se viver! (Natalia Gaspary, 6º ano B).

 

Cidadania e Patrimônio Público

      Vou começar contando uma pequena história para vocês sobre o que é Cidadania, Cidadão e Patrimônio Público.

      Numa linda cidade, num lugar qualquer do Brasil, existia uma escola. Esta escola era tudo para os moradores daquele bairro: lugar para buscar conhecimento, fazer novos amigos, encontrar os amigos, enfim, era a única coisa pública que eles tinham. Faltava tudo, ali não tinha área de lazer, nem asfalto nas ruas, mito menos posto de saúde; tinha apenas a escola construída com os impostos de cada morador.

      Certo dia a escola pegou fogo, ato de alguns moradores do bairro sem consciência de seus direitos e deveres. No começo o fogo era pequeno e um morador comentou com outro sobre o fogo e os dois não fizeram nada. Em seguida outro morador viu o incêndio e não fez nada também, afinal: - O problema não é meu, é dos funcionários da Prefeitura!

      Enquanto isso, o fogo estava aumentando... Aumentando... Então o prefeito foi avisado e disse que o problema não era dele e sim dos funcionários que são pagos por ele para cuidar das coisas públicas.

      Diante deste impasse, o prefeito chamou os funcionários para tentar ver de quem era a responsabilidade em apagar o fogo, mas ao invés de achar uma solução, começaram a discutir. Enquanto isso, um Cidadão do bairro viu à proporção que o fogo estava tomando e avisou o prefeito de que era preciso trabalhar em equipe e assumir responsabilidades.

      Assim, pararam de discutir e assumiram responsabilidades ao pegarem baldes de água da sanga ao lado da escola para apagar o incêndio. O fogo apagou, mas, não restou muita coisa da escola. Foi uma tristeza só para os moradores verem o único bem público que tinham, agora em ruínas.

      Deste modo, devemos cuidar das “coisas” públicas, escola, creches, pracinhas, hospitais, ou seja, devemos cuidar de tudo aquilo que o governo constrói porque, isto também é nosso! Ser Cidadão é ter o direito de ter obras públicas para usar ou frequentar, mas também, o dever de cuidar delas. (Jésselin N. D. Cardoso. 6º ano B).

 

11. Considerações finais:

            Uma pessoa, para alcançar o pleno exercício da cidadania, deve aprender a exigir seus direitos e lembrar-se de cumprir seus deveres. Mais do que isso, numa sociedade democrática, ser cidadão também inclui a participação ativa na vida em comunidade. Quem reivindica melhores condições de ensino e aprendizado está exercendo sua cidadania, pois a educação é um direito garantido pela Constituição Brasileira de 1988.

Sendo assim, o projeto atingiu os objetivos propostos, pois, os alunos aprenderam o que é cidadania e se tornarão propagadores conscientes de seus direitos e deveres e atuantes no meio em que vivem. Também terão outra visão em relação ao meio ambiente, pois, deram-se conta de que um cidadão consciente de seus atos não polui as águas, não joga lixo no chão, etc..  

Também foi muito proveitoso o trabalho desenvolvido sobre o tema com os alunos do 6º A, 7º anos, 8º ano e 8º séries, pois, a maioria não tinha noção sobre o que é cidadania e que para cada direito existe um dever a cumprir.

Através das entrevistas feitas com os moradores do bairro pode-se perceber que a maioria sabe o que é Cidadania, mas não conseguem explicar o seu significado. Outra questão que chama a atenção é o fato dos moradores apontarem vários problemas que tem no bairro, mas, a maioria não faz nada para solucioná-los ou então, alegam que não adianta fazer nada, pois, ninguém toma providencias.

Da mesma forma, dos alunos entrevistados, a maioria não sabe explicar direito o que é Cidadania e não conhecem todos os seus deveres.

 

 

  1.  Bibliografia

·         Constituição Federal do Brasil de 1988.

·         Estatuto da Criança e do Adolescente.

·         Declaração Universal dos direitos da criança.

·         http://www.significados.com.br/cidadania/ Acessado em 31/09/2013.

·         LIMA, Regina Célia Villaça. Oficina de poemas: 6º a 8º. Belo Horizonte: Fapi, 2006.

·         PRADO, Lucília J. de Almeida. Fiz o que pude: Coleção Girassol. Editora Moderna.

·         Yutube: Vídeo – O problema não é meu.

·         Yutube: Vídeo - O mundo mágico da Cidadania, Parte 1.

 

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